Deputado Guilherme Pasin destaca a importância da Movelsul para a economia gaúcha e o setor moveleiro

Em seu pronunciamento na abertura da Feira, Pasin ressaltou a geração de empregos, o fortalecimento da economia local, a superação dos desafios enfrentados e o trabalho para manter a competitividade da indústria gaúcha com outros estados

A 24ª edição da Movelsul Brasil, a maior feira de móveis da América Latina, iniciou oficialmente na segunda-feira, 17, com uma atmosfera de otimismo e inovação. O evento, que acontece até a quinta-feira, 20, reúne 247 marcas expositoras, apresentando novidades em móveis, estofados, colchões, decoração e soluções para o varejo. A feira atrai lojistas, arquitetos, designers e importadores de diversos mercados.

Durante a cerimônia de abertura, o deputado estadual Guilherme Pasin, presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Moveleiro Gaúcho, representando a Assembleia Legislativa, parabenizou a organização do evento e destacou a importância do setor para a economia do Rio Grande do Sul e do Brasil. “Parabéns à presidente Cíntia Weirich e toda a diretoria do Sindmóveis pela coragem e dedicação em apresentar mais essa edição da Movelsul. O setor moveleiro é uma das maiores forças econômicas do Rio Grande do Sul, gerando empregos, renda e transformando vidas. Essa feira é um reflexo da pujança de um setor que, apesar de tantos desafios, nunca deixou de apoiar nossas comunidades e fortalecer nossa economia”, afirma Pasin.

O deputado também fez questão de ressaltar os desafios que o setor moveleiro ainda enfrenta e a necessidade de união para superá-los. “Nós precisamos estar irmanados frente a tantos desafios que teremos pela frente, agora, em 2025. Talvez não com a magnitude da natureza, mas com a dificuldade de compreender uma legislação aprovada em Brasília, que talvez seja muito diferente daquilo que nós tenhamos imaginado no passado, quando admitíamos e desejávamos pela reforma tributária. Devemos estar juntos para entendermos como superar estas adversidades”, pontua o parlamentar.

Pasin reforçou o trabalho da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Moveleiro Gaúcho, que tem atuado em parceria com o governo do Estado e com as entidades representativas do setor. “A Frente Parlamentar trabalha lado a lado com o setor e também com o governo do Estado para atender aos pleitos do segmento. Reconhecemos a importância da cadeia que vai desde a questão da madeira até a entrega logística e o comércio”, destaca.

Fortalecimento da logística e competitividade do Setor Moveleiro

Em seu discurso, o deputado também mencionou uma das ações em andamento para apoiar o setor moveleiro: a ampliação do crédito presumido do ICMS para operações logísticas. “Estamos trabalhando junto com as entidades representativas do setor, a ampliação do crédito presumido do ICMS, para as operações logísticas. Esse é um ponto que mexe muito com a economia da madeira e do móvel no Rio Grande do Sul, porque é inevitável não falarmos novamente o quanto distante estamos dos insumos e também do mercado consumidor”, observa. “O polo moveleiro gaúcho, um dos mais relevantes do país, vem brigando ponto a ponto com outros estados da nossa federação para manter a sua relevância. Por isso, eu tenho convicção, assim como em outras batalhas que travamos no passado, o estado do Rio Grande do Sul não nos faltará”, enfatiza Pasin.

Por fim, o parlamentar também abordou os desafios enfrentados pelo setor nos últimos anos, como as dificuldades econômicas impostas pela pandemia, catástrofes climáticas e aumento nos custos das matérias-primas. Contudo, ressaltou a resiliência do setor e sua importância para o Brasil. “A nossa briga é fazer com que as pessoas compreendam o mercado formal como o portal necessário para o desenvolvimento, a prosperidade, para a riqueza intelectual, de disposição à intelectualidade do cidadão. Nós precisamos mostrar para a população que a prosperidade e a dignidade se dão a partir das mãos calejadas e do suor no rosto daqueles que nos ensinaram ao passar dos anos e que hoje aqui estão celebrando mais uma Movelsul”, finaliza.

Compartilhe:

Rolar para cima