A trajetória de Guilherme Pasin
Filho de Luiz Pasin e Elisabete Teresinha Rech Pasin, Guilherme nasceu em Bento Gonçalves, em 27 de janeiro de 1983. É casado com Cynthia Beatriz Pasin, com quem tem dois filhos.
Guilherme Pasin se formou em Direito e Gestão Pública. Em 2001, se filiou ao Partido Progressista.
Em 2008 se candidatou pela primeira vez ao cargo de vereador de Bento Gonçalves, conquistando a suplência com 1.733 votos.
O ponto de virada em sua carreira ocorreu em 2012, aos 29 anos, quando foi eleito o prefeito mais jovem do município. Em 2016, foi reeleito com a maior votação da história de Bento Gonçalves.
Sob sua gestão, a cidade teve uma transformação notável. Pasin investiu na educação e desenvolveu ações para a valorização da cultura, o estímulo ao enoturismo e o fortalecimento da economia local através do turismo. Hoje, a cidade é reconhecida como um dos principais destinos turísticos do Brasil. Além disso, o município se orgulha de ocupar a segunda posição no ranking estadual de educação, evidenciando o comprometimento com a formação das gerações futuras.
Em 2022, Guilherme deu um passo adiante na carreira política. Com 57.922 votos, conquistou uma cadeira Assembleia Legislativa. Em um parlamento composto por 55 deputados, sua entrada representou um dos 24 novos nomes que se somaram à arena política da 56° legislatura. Já no primeiro mandato, Pasin foi escolhido líder da segunda maior bancada do parlamento: o Progressistas.
Sua atuação na Assembleia tem sido pautada por um conjunto de prioridades bem definidas, que incluem a formulação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento econômico, o empreendedorismo, a promoção do turismo, a desburocratização de processos e o fomento à competitividade.
Entre as iniciativas do deputado estão a criação de seis Frentes Parlamentares: Frente Parlamentar em Defesa do Setor Moveleiro Gaúcho; Frente Parlamentar do Enoturismo; Frente Parlamentar da Serra Gaúcha; Frente Parlamentar de Monitoramento, Acompanhamento e Fiscalização das Concessões nas Estradas Gaúchas; Frente Parlamentar para Acompanhamento da Reforma Tributária Nacional e Frente Parlamentar de Combate aos Crimes Agropecuários.