Deputado destinou R$ 750 mil para serem investidos no sistema móvel de envasamento e rotulagem de vinhos
O deputado Guilherme Pasin anunciou, nesta terça-feira (21), que a sua emenda de R$ 750 mil para fortalecer as pequenas vinícolas e agroindústrias gaúchas foi paga ao Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS).
Com o recurso em mãos, o Consevitis-RS fará a compra de um caminhão equipado com sistema móvel de envasamento e rotulagem de vinhos, voltado para atender vinícolas familiares, pequenas vinícolas e agroindústrias do estado. A estrutura será a primeira Estação Móvel de Envasamento e Rotulagem de Vinho do Rio Grande do Sul.
A iniciativa de Pasin atende a uma demanda dos vitivinicultores familiares, que não possuem condições de adquirir equipamentos próprios. Agora, o caminhão envasador facilitará o processo de higienização, engarrafamento, rotulagem e finalização dos produtos diretamente nas propriedades, reduzindo custos logísticos e garantindo um padrão de qualidade no produto final. O serviço será oferecido mediante agendamento prévio, visando otimizar a logística e o trajeto do veículo, que percorrerá todo o Rio Grande do Sul.
Idealizador do projeto e autor da emenda que viabilizou os recursos para a compra, o deputado Pasin comemora a entrega e reforça o ganho em competitividade para o setor. “Enquanto parlamentar que representa a região, é muito gratificante ver se concretizar uma ideia que nasceu no nosso gabinete após conhecermos experiências de outros estados e países, e assim contribuir de uma forma tão concreta e efetiva com esse setor pelo qual eu tanto luto, em virtude do respeito que mantenho pelos agricultores. Não se trata só de um caminhão, mas da aquisição de uma tecnologia que, ao manter a qualidade do vinho produzido, vai reduzir os custos e aumentar a produção das pequenas vinícolas. Um incentivo ao setor que se reverte em competitividade ao produtor”, explica Pasin.
Conforme o Consevitis-RS, a previsão é que o caminhão envasador móvel entre em operação até o final do primeiro semestre de 2025, considerando o tempo necessário para a fabricação e integração dos equipamentos. Veículos semelhantes já são utilizados em países como Argentina, Chile, França e Itália.
A expectativa é beneficiar, inicialmente, as 65 vinícolas coloniais gaúchas, que possuem potencial produtivo de 1,3 milhão de litros de vinho, além de outras pequenas vinícolas e agroindústrias, sem a necessidade de deslocamento.