Foi aprovado pela Assembleia Legislativa nesta terça-feira (09), o projeto de lei que autoriza o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER/RS) a transferir para o município de Garibaldi a titularidade do trecho da RSC-453 que cruza a cidade. A medida atende uma solicitação do deputado estadual Guilherme Pasin (PP) junto com a prefeitura, e tem como intenção possibilitar que o município possa realizar mudanças e melhorias no segmento que atualmente está sob responsabilidade do Estado.
O secretário de Obras de Garibaldi, Alex Carniel, explica que a hoje a rodovia corta integralmente a cidade e possui características essencialmente urbanas, sem representar importância para a logística rodoviária estadual. “Nosso interesse é poder fazer investimentos, manutenções, melhorar o tráfego, construir calçada, investir em sinalização. Além disso as exigências de recuos, por ela ser estadual, impactam economicamente a população, que não pode construir casas, empresas e indústrias”, disse.
Em nota, a prefeitura relatou que já realizava manutenções do local mediante autorização do Estado. Porém, o processo se tornava burocrático e demorado. “Agora, os serviços na via serão prestados de forma mais ágil e flexível, graças as liberações para obras e demais trabalhos que serão aprovados em processos dentro da cidade”, divulgou.
Pasin acrescenta que o pleito é uma necessidade antiga da comunidade. “O projeto foi motivado pelo executivo que, inclusive, está com investimentos programados de mais de R$ 1,5 milhões para fazer com que este trecho possa servir como mola propulsora para o desenvolvimento de toda a região”.
O segmento a ser transferido vai do km 0,16, na rua Figueira de Melo, até o km 8,42, na divisa com Carlos Barbosa, uma extensão total de 8,26 quilômetros.