Visita reforça o compromisso do deputado com o setor moveleiro e as ações de apoio à modernização e competitividade das empresas gaúchas

O deputado estadual Guilherme Pasin (Progressistas) e o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Ernani Polo, realizaram, na segunda-feira, 17, uma visita à matriz da Unicasa, uma das maiores empresas do setor moveleiro do Rio Grande do Sul. Durante a visita, os representantes conheceram de perto as obras de modernização que estão sendo realizadas na fábrica, com o apoio do Fundo Operação Empresa (Fundopem), o que permitirá à empresa expandir sua capacidade produtiva e fortalecer ainda mais o setor.
A Unicasa, fabricante das marcas Dell Anno, New e Casa Brasileira, está investindo R$ 100 milhões na modernização de suas operações. O projeto, iniciado em 2023, inclui a instalação de novos maquinários de alta tecnologia, provenientes da Alemanha, que automatizam processos como corte, borda, furação e embalamento das peças. Até o final de 2025, a empresa concluirá a implementação dessas novas tecnologias, aumentando significativamente sua produção e diminuindo os prazos de entrega.
Com o apoio de incentivos como o Fundopem, a Unicasa já gerou 25 novos empregos e ampliou seu complexo fabril, contribuindo diretamente para a economia de Bento Gonçalves e do estado. Em 2024, a empresa contou com 550 colaboradores e um faturamento de R$ 275,7 milhões.
Durante a visita, o deputado Pasin enfatizou a importância do Fundopem para o setor produtivo gaúcho. “O Fundopem tem sido uma ferramenta essencial para o crescimento e modernização das empresas do nosso Estado. Graças a esse incentivo, empresas como a Unicasa estão investindo em tecnologia, gerando mais empregos e contribuindo para a competitividade da indústria gaúcha no mercado global”, garante.
O Secretário Ernani Polo também destacou a relevância da modernização da empresa para o setor produtivo do Rio Grande do Sul. “O processo de ampliação da Unicasa é um reflexo do esforço contínuo do governo para criar um ambiente favorável ao crescimento das empresas. Medidas como as privatizações e concessões são fundamentais para garantir que as indústrias gaúchas, como a Unicasa, possam expandir, gerar mais empregos e impulsionar o desenvolvimento”, disse.