Primeira Estação Móvel de Envasamento e Rotulagem de Vinho do RS.
O Projeto incentiva vinícolas familiares, pequenas e médias vinícolas e agroindústrias de vinho.
Uma proposta do deputado Guilherme Pasin dará ao Rio Grande do Sul a primeira Estação Móvel de Envasamento e Rotulagem de Vinho. O projeto vai apoiar vinícolas familiares e pequenas agroindústrias, e também poderá auxiliar vinícolas de pequeno e médio porte.
O que é?
Estação Móvel de Envasamento e Rotulagem de Vinho é um caminhão equipado com estrutura semi- automática de envase de vinhos. O equipamento tem capacidade para higienizar garrafas, engarrafar o vinho, inserir rolha ou Screw Cap e aplicar o rótulo. O maquinário é capaz de envasar 450 garrafas de vinho por hora.
“O alto custo de envase torna o processo inviável para pequenos e médios produtores. Essa estação móvel, de uso coletivo, proporcionará acesso a maquinário de alta qualidade, mantendo padrões sanitários e atingindo uma produtividade média de 450 garrafas por hora.“
R$ 750 mil para o setor da uva e do vinho
Inspirado em modelos europeus e da América Latina, Jundiaí (SP) já adquiriu o veículo, montado em Bento Gonçalves. No RS, o projeto será desenvolvido em parceria com o Consevitis-RS e a Emater/RS, com recursos de emenda do deputado Guilherme Pasin, somando R$ 750 mil, na Lei Orçamentária de 2024.
“Além de apoiar o agricultor, o investimento vai oferecer a garantia de qualidade ao vinho gaúcho que o setor há tanto tempo perseguiu“.