O deputado estadual Guilherme Pasin, participou nesta quinta-feira (6), do lançamento do Projeto Securitização. O programa é uma iniciativa do projeto de lei 320/2025, protocolado pelo senador Luis Carlos Heinze, e visa beneficiar os produtores rurais afetados por eventos climáticos, como enchentes e secas.

A convite do presidente da Aprosoja-RS, Ireneu Orth, Pasin destacou que “é fundamental que apoiemos os produtores rurais do Rio Grande do Sul, especialmente após as devastadoras cheias que assolaram diversas regiões do nosso estado”. O projeto de lei 320/2025, que embasa o Projeto Securitização, prevê um prazo de 20 anos para o pagamento das dívidas, com taxa de juros variando de 1% a 3% ao ano.
Além disso, o projeto também estabelece a criação de um fundo garantidor e de uma linha de crédito especial para recuperação do solo e investimentos em irrigação. O Projeto Securitização é uma resposta importante às necessidades dos produtores rurais do Rio Grande do Sul, e agora será articulado no Senado para sensibilizar o Governo Federal para a sua aprovação.