Depois de um ano cobrando soluções junto ao governo estadual, o líder da bancada do PP na Assembleia Legislativa, deputado Guilherme Pasin, comemorou hoje a assinatura de início das obras da nova ponte Santa Bárbara, na ERS-431, entre São Valentim do Sul e Santa Tereza, na Serra. Trata-se de um regime de contratação integrada, que pressupõe dois momentos: primeiro, o projeto executivo, depois, a obra propriamente dita.
Pasin acompanhou a solenidade realizada no Palácio Piratini, na qual o governador Eduardo Leite e o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, formalizaram a construção da estrutura que substituirá a ponte que foi derrubada pelas enchentes, em setembro de 2023.
Ressaltando a conquista da comunidade da região que representa, o parlamentar defende que é necessário seguir buscando agilidade nas ações de infraestrutura. “Isso vira um alerta. O Rio Grande do Sul não tem mais tempo para perder. Nós precisamos entender esses gargalos e conseguir dar respostas mais rápidas aos problemas que temos hoje ou que teremos amanhã”, reforçou.
O deputado também lembrou a importância da ponte para os municípios da região, que além de servir como corredor de saúde e educação para os moradores, contribui para o fluxo de turismo e serve ainda como uma rota de escoamento de produção de uvas muito importante para o estado do Rio Grande Sul.
A ponte de Santa Bárbara será construída com R$ 24 milhões de recursos da União e R$ 6,9 milhões do RS. O prazo para a conclusão das obras na ponte é de um ano. “Se a gente perdeu tempo do evento até a ordem de início, que a gente ganhe tempo na execução dos serviços”, destacou Pasin, afirmando que mesmo com o sentimento de dever cumprido, seguirá fiscalizando o andamento das obras e buscando os investimentos e reparos necessários também ao longo da RS 431, que ainda apresenta muitos danos em virtude das cheias.
Foto: Assessoria deputado Pasin