Com atuação reconhecida na defesa do setor vitivinícola, o deputado estadual Guilherme Pasin (PP) é o único parlamentar entre os integrantes da comitiva gaúcha que está em Nova Delhi, na Índia, prospectando novos mercados e divulgando os vinhos, espumantes e sucos produzidos no RS na IndusFood, a principal feira de alimentos e bebidas da Ásia.
O Rio Grande do Sul participa pela primeira vez do evento e é o único Estado da América do Sul com estande na Índia. Os indianos manifestaram nos produtos gaúchos durante a missão do governo ao país asiático realizada em 2024.
Pasin está otimista com o potencial para a abertura de novos mercados. “Estamos no país mais populoso do mundo, qualquer participação no mercado indiano é gigantesco. Além disso, nosso suco de uva é o melhor do mundo, nossos vinhos e espumantes são de excelente qualidade, precisamos apresentá-los ao mundo, garantir novos mercados.”
Os números da Indusfood 2025 impressionam: são mais de 1,8 mil expositores e 5 mil compradores internacionais, de mais de 100 países.
Além da Sedec, integram o grupo as secretarias de Turismo, que difundirá o enoturismo gaúcho, e da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, que apresenta o azeite de oliva e a erva-mate produzidos no Estado. A Invest RS também acompanha a comitiva.
Representantes das empresas Suvalan, Aurora, Tecnovin, Casa Valduga, além da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), da Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM) e da Associação Gaúcha De Vinicultores (Agavi), também participam da missão. A delegação retorna ao Estado no domingo (12/01).
Degustação na embaixada
Para proporcionar mais contato com o setor gaúcho de bebidas, a comitiva organizou uma degustação de suco de uva, espumantes e vinhos para representantes da imprensa indiana e empresários locais. A estratégia foi reunir o público-alvo com potencial para divulgar e, sobretudo, importar os produtos das empresas que acompanham a comitiva gaúcha.