Rio Grande do Sul se prepara para celebrar a história e o legado dos imigrantes italianos

O deputado Guilherme Pasin, presidente da Frente Parlamentar Brasil/Itália, participou hoje da primeira reunião oficial da Comissão responsável por organizar as comemorações dos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul. A comissão, que reúne membros do Executivo, Legislativo e sociedade civil organizada, tem como objetivo coordenar as diversas atividades que marcarão esta importante data para a história do estado.

Durante o encontro, foram discutidos os primeiros passos para a organização das celebrações, que prometem resgatar a rica história e o legado cultural deixados pelos imigrantes italianos no Rio Grande do Sul. O deputado Guilherme Pasin destacou a importância deste momento para fortalecer os laços entre o Brasil e a Itália, além de celebrar a contribuição dos imigrantes italianos para o desenvolvimento do Estado.

“A imigração italiana moldou a identidade do nosso estado e deixou um legado que precisa ser valorizado e celebrado”, afirmou o deputado.

Pasin foi escolhido pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa para fazer parte da comissão como membro titular. O deputado Vilmar Zanchin é o suplente.

Participaram do encontro o secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Fabrício Peruchin, que coordena a comissão, o cônsul-geral da Itália em Porto Alegre, Valerio Caruso, a presidente do Comites-RS, Cristina Mioranza, bem como representantes das demais instituições que compõem o grupo.

Compartilhe:

Rolar para cima