Nesta terça-feira (23), durante a abertura da 15ª edição da Envase Brasil, em Bento Gonçalves, o deputado Guilherme Pasin (Progressistas) anunciou a indicação de recursos de emenda parlamentar para a Rota dos Capitéis — Caminhos da Imigração e da Fé. Segundo ele, metade dos recursos para a etapa de sinalização viária da rota serão viabilizados através da emenda e, a outra metade, pelo governo do estado. “Os valores serão divulgados nos próximos dias para este projeto importantíssimo. Metade será aportado pelo governo do estado e o restante eu completarei com minhas emendas parlamentares”, afirmou.
O projeto do novo roteiro turístico idealizado pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Bento Gonçalves passará por dez municípios da Serra e um do Vale do Taquari: Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Carlos Barbosa, Coronel Pilar, Farroupilha, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira, Santa Tereza e Imigrante. O trajeto será formado por 252 capitéis, 175 capelas, 23 grutas, 16 igrejas e duas ermidas, totalizando 468 construções religiosas.
“Nossas emendas precisam ser utilizadas com objetivo de desenvolver setores, estimular a economia e fazer o progresso acontecer. E é isso que buscamos com este projeto que oportuniza um roteiro turístico que valoriza a história da nossa imigração italiana através da religiosidade”, disse Pasin.
Para esta primeira etapa do projeto, está estimado a instalação de cerca de duas mil placas de sinalização viárias, painéis técnicos (com informações para uma melhor experiência do participante e um QR Code para acessar o site oficial), painéis culturais (com um resumo de como surgiu cada instituição), além de guia de navegação e o site da Rota dos Capitéis. A operacionalização total do projeto está prevista para 2025, junto com as celebrações dos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul.