Sesquicentenário da Imigração Italiana deve ser reconhecido como relevante interesse cultural do RS

Para destacar ainda mais o calendário de atividades alusivas aos 150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, que serão celebrados em 2025, o líder da bancada estadual do PP e presidente da Frente Parlamentar Brasil/Itália, deputado Guilherme Pasin, protocolou um projeto de lei para que a data seja reconhecida como relevante interesse cultural do Rio Grande do Sul.

O anúncio aconteceu durante o Encontro da Comunidade Italiana do RS, que ocorre nesta segunda-feira(16) no Plenarinho da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. A programação se estende até o final do dia e foi organizada pelo Comitê dos Italianos no Exterior (Comites/RS). Na pauta das atividades está a divulgação do calendário comemorativo preliminar dos 150 anos da imigração italiana no Estado, a serem comemorados em 2025.

Durante sua palestra, Pasin saudou a mobilização da comunidade italiana na Assembleia Legislativa, e destacou o evento como um grande avanço na representatividade deste povo que forma um terço da população gaúcha. Para o deputado, além de integrar a construção da agenda das comemorações dos 150 anos, a Frente Parlamentar também cumpre seu papel com a proposição do reconhecimento do Sesquicentenário da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul como de relevante interesse cultural ao Estado. “Esse é um marco histórico que abre possibilidades para que este calendário seja organizado junto ao governo do Estado, com recursos inclusive do Fundo Estadual de Cultura. Mas muito mais do que isso, sendo essa a mais importante data para a nossa geração de descendentes, o reconhecimento legislativo vai contribuir para ampliar a capacidade de captação de recursos para as festividades e na divulgação desse momento histórico de interação entre as nossas comunidades ítalo-gaúchas”, destacou Pasin.

Frente Parlamentar Brasil/Itália

Os preparativos para o sesquicentenário da Imigração Italiana na Assembleia Legislativa começaram em 8 de abril de 2024, quando foi instalada a Frente Parlamentar Brasil/Itália, presidida pelo deputado Guilherme Pasin e integrada por 45 parlamentares. Na solenidade, realizada no Teatro Dante Barone, Pasin concedeu ao Cônsul-Geral da Itália em Porto Alegre, Sr.Valerio Caruso, a medalha da 56ª Legislatura, em reconhecimento ao trabalho realizado junto à comunidade italiana no Rio Grande do Sul.

O evento também contou com a presença do Embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, além do governador do Estado, Sr. Eduardo Leite, do presidente desta Casa Legislativa, deputado Adolfo Brito, e outras autoridades.

Compartilhe:

Rolar para cima