abril 2025

Deputado Pasin articula apoio à isenção tributária para impulsionar turismo na Serra Gaúcha

A medida abre caminho para novas oportunidades de investimento em todo o setor de parques do Rio Grande do Sul Com foco no fortalecimento do turismo na região da Serra Gaúcha e na competitividade do Rio Grande do Sul, o deputado estadual Guilherme Pasin (Progressistas) articulou uma audiência com a Secretaria da Fazenda (Sefaz-RS), realizada na segunda-feira, 14, para tratar da isenção tributária na importação de equipamentos recreativos para parques de diversões. A reunião foi intermediada pelo gabinete do parlamentar e contou com a presença da secretária da Fazenda, Pricilla Santana; do subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves; do prefeito de Canela, Gilberto Cézar; do CEO do Alpen Park, Renato Fensterseifer Jr.; e do advogado e ex-secretário de Estado do Turismo. O encontro teve como pauta o apoio à ampliação do Alpen Park, em Canela, que pretende importar um “trenó” com pista monotrilho e carros de dois lugares, operados com freio individual e sistema de segurança automática. A proposta prevê geração de empregos, incremento no turismo e aumento da arrecadação estadual, contribuindo para a retomada econômica da região. Embora o pedido de isenção seja feito por uma empresa específica, a medida abre caminho para novas oportunidades de investimento em todo o setor de parques do Rio Grande do Sul. Ao garantir maior competitividade para empreendimentos turísticos, o Estado se coloca em posição de atrair mais projetos, fomentar o turismo regional e acelerar a recuperação econômica — especialmente importante no cenário pós-catástrofes climáticas enfrentadas recentemente. “Para Canela e para toda a Serra Gaúcha, esse apoio é fundamental. E para o Rio Grande do Sul, é necessário. Estamos buscando benefícios que tornem nosso estado competitivo frente a outras regiões, como São Paulo e Santa Catarina, que já oferecem esse incentivo desde 2020. Investir em turismo é investir no desenvolvimento”, afirma Pasin. Na audiência, foi solicitada à Sefaz-RS a possibilidade de isenção de ICMS no desembaraço aduaneiro, nos moldes de convênio já adotado por outros estados, como medida estratégica para estimular o turismo de experiência e fortalecer a economia local.

Deputado Pasin articula apoio à isenção tributária para impulsionar turismo na Serra Gaúcha Read More »

Projeto de Lei que garante direitos a pessoas com fenda palatina e fissura labiopalatina avança nas Comissões da Assembleia Legislativa

De autoria do deputado estadual Guilherme Pasin (Progressistas), o Projeto de Lei que visa equiparar as pessoas com fenda palatina e/ou fissura labiopalatina às pessoas com deficiência, garantindo o acesso a direitos, benefícios e tratamentos previstos na legislação estadual (PL 117/2024) recebeu parecer favorável na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e segue agora para análise na Comissão de Saúde e Meio Ambiente. A medida contempla, especialmente, pacientes que ainda não foram reabilitados, reconhecendo a complexidade e a extensão dos processos de tratamento e reabilitação a que são submetidos. “O projeto busca assegurar mais igualdade e dignidade às pessoas que enfrentam essas condições congênitas. Reconhecer legalmente essa realidade é um passo importante para promover inclusão e garantir seus direitos”, destaca Pasin. Com a aprovação final e sanção do projeto, as pessoas afetadas terão acesso a políticas públicas específicas, como programas de inclusão, benefícios previstos na legislação para pessoas com deficiência no RS, como vagas em concursos públicos, cotas em universidades, isenção de impostos e tratamentos de saúde especializados, promovendo maior equidade no atendimento das suas necessidades. O que é a fissura labiopalatina As fendas palatinas e fissuras labiopalatinas são malformações congênitas que ocorrem durante o desenvolvimento embrionário e são popularmente conhecidas como fissura labial, fenda labial, fissura labiopalatina, goela de lobo ou lábio leporino, entre outras denominações. A fissura pode causar dificuldades na fala, alimentação, problemas auditivos, alterações dentárias e nas funções nasais, além das questões psicossociais, afetando o desenvolvimento emocional e social.

Projeto de Lei que garante direitos a pessoas com fenda palatina e fissura labiopalatina avança nas Comissões da Assembleia Legislativa Read More »

Deputado Guilherme Pasin encaminha demanda na segurança pública para Dois Lajeados, São Valentim do Sul e Guaporé

Nesta quinta-feira, 10, o deputado estadual Guilherme Pasin (Progressistas) participou de uma reunião com os prefeitos Fabiana Giacomin (Dois Lajeados), Moisés Cavanus (São Valentim do Sul) e Odair André Rossetto (Guaporé), com o comandante-geral da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, coronel Claudio dos Santos Feoli. O encontro, intermediado pelo gabinete do parlamentar, teve como objetivo discutir melhorias na segurança pública dessas localidades, incluindo o aumento do efetivo policial, aquisição de novas viaturas e armamentos. ​ Durante a reunião, o coronel Feoli confirmou o envio de um soldado para Dois Lajeados, um para São Valentim do Sul e seis para Guaporé, provenientes da nova turma de soldados que está prestes a se formar. Essa medida permitirá que os policiais de São Valentim do Sul e Dois Lajeados não precisem mais cobrir escalas em Guaporé, fortalecendo o policiamento em todas as três cidades. ​ O deputado Pasin destacou a importância dessa conquista para a região. “A segurança dos nossos municípios é uma prioridade. Com a chegada desses novos soldados, conseguiremos oferecer um policiamento mais eficiente e presente, garantindo maior tranquilidade para nossa população”.

Deputado Guilherme Pasin encaminha demanda na segurança pública para Dois Lajeados, São Valentim do Sul e Guaporé Read More »

Deputado Guilherme Pasin participa da apresentação da Agenda Legislativa da Indústria da FIERGS

O deputado estadual Guilherme Pasin (Progressistas) participou, na segunda-feira, 7 de abril, da apresentação da Agenda Legislativa da Indústria, promovida pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS). Durante o encontro, foram apresentadas análises técnicas sobre mais de 70 projetos de lei em tramitação na Assembleia Legislativa do RS. A Agenda tem como objetivo orientar o setor produtivo e os parlamentares, reunindo pareceres elaborados pelos Conselhos Temáticos da Federação sobre matérias de interesse da indústria. Trata-se de um instrumento para o alinhamento entre o poder legislativo e as demandas do setor industrial gaúcho. Pasin ressalta a importância da convergência entre o seu mandato e o setor industrial. “O evento da FIERGS é uma excelente oportunidade para estreitarmos o diálogo com quem movimenta a economia do nosso estado. Seguimos comprometidos em legislar com responsabilidade e visão estratégica”, afirma o parlamentar.

Deputado Guilherme Pasin participa da apresentação da Agenda Legislativa da Indústria da FIERGS Read More »

Deputado Guilherme Pasin busca recursos para eventos em Flores da Cunha e Antônio Prado

O deputado estadual Guilherme Pasin (Progressistas) reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento cultural e turístico de Flores da Cunha e Antônio Prado ao participar, na segunda-feira, 7 de abril, de audiência com o superintendente do Sebrae, Joel Vieira Dadda, em Porto Alegre. O encontro contou com a presença de lideranças dos dois municípios, entre elas o prefeito de Antônio Prado, Roberto José Dalle Molle; o secretário de Turismo de Flores da Cunha, Tiago Centenaro Mignoni; e o empresário Ricardo Bacana Vignatti. Na ocasião, foram discutidas estratégias para a captação de apoio do Sebrae a importantes eventos das cidades, como a 36ª Feira de Inverno de Flores da Cunha — um dos eventos multissetoriais mais tradicionais do estado, prevista para os meses de junho e julho de 2025 — e a ExpoAgro Antônio Prado – Serra & Campo – Feira do Agronegócio, programada para setembro. “Nosso trabalho é garantir que esses eventos se tornem ainda maiores e mais fortalecidos, trazendo desenvolvimento para a nossa região”, destaca Pasin. A atuação conjunta entre o deputado, as lideranças locais e as entidades de fomento busca fortalecer ações que promovam o crescimento sustentável e ampliem a visibilidade de Flores da Cunha e Antônio Prado, consolidando-as como referências no turismo e no empreendedorismo no Rio Grande do Sul.

Deputado Guilherme Pasin busca recursos para eventos em Flores da Cunha e Antônio Prado Read More »

Deputado Guilherme Pasin lidera mobilização pela continuidade do PERSE

O deputado estadual Guilherme Pasin (Progressistas) está à frente de uma mobilização em defesa da manutenção do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE), fundamental para a recuperação dos setores de eventos e turismo no Rio Grande do Sul. Até o momento, o manifesto foi assinado por 17 parlamentares e será encaminhado à Bancada Gaúcha no Congresso Nacional, ao Ministério do Turismo e a órgãos governamentais do setor turístico no Brasil, pedindo que o programa seja mantido até dezembro de 2026, conforme previsto em lei. Pasin destaca que o PERSE tem sido essencial para a sobrevivência de empresas impactadas pela pandemia e por crises climáticas recentes. “A extinção antecipada comprometeria a recuperação econômica do estado, especialmente nas regiões mais afetadas”, afirma o parlamentar. O manifesto alerta que o fim do programa elevaria a carga tributária e colocaria em risco empregos e a estabilidade de inúmeras empresas. “Se o PERSE for interrompido, a carga tributária aumentará, o que prejudicará ainda mais a recuperação do setor e afetará diretamente a economia e o emprego”, alertam os parlamentares que assinaram o documento. Foto: Andrei Severo / Gabinete Deputado Guilherme Pasin / Reprodução

Deputado Guilherme Pasin lidera mobilização pela continuidade do PERSE Read More »

Demanda encaminhada ao deputado Guilherme Pasin é atendida com criação da 10ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil para o Litoral Norte

Pedido da comunidade da região visa agilizar os pedidos de apoio durante eventos climáticos Foi publicada no Diário Oficial do Estado de quarta-feira, 2 de abril, a Portaria 001 da Casa Militar – Subchefia de Proteção e Defesa Civil, que reorganiza as Coordenadorias Regionais de Proteção e Defesa Civil (Crepdec) no Rio Grande do Sul. A novidade dessa reorganização é a criação da 10ª Crepdec, que terá a missão de atender especificamente à região do Litoral Norte, uma demanda que foi atendida graças ao esforço contínuo do deputado estadual Guilherme Pasin. Após os eventos climáticos de 2023 e 2024, que também afetaram a região, lideranças e comunidades do Litoral Norte começaram a levantar uma necessidade urgente: a criação de uma estrutura própria da Defesa Civil para a região. Até então, o Litoral Norte era atendido pela unidade de Porto Alegre, o que dificultava a agilidade nas respostas a desastres e emergências. “Estamos falando de uma estrutura que, agora, está mais próxima das comunidades, com maior capacidade de resposta e prevenção”, destaca Pasin. “A criação dessa coordenadoria é uma vitória da comunidade e um passo importante para garantir mais segurança e eficiência nas respostas a emergências e desastres”, afirma o deputado.

Demanda encaminhada ao deputado Guilherme Pasin é atendida com criação da 10ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil para o Litoral Norte Read More »

Projeto de Lei que torna o vinho e espumante como produtos símbolos do RS é aprovado

Proposta do deputado Guilherme Pasin (Progressistas), que reforça a importância do setor vitivinícola, segue agora para sanção do governador Eduardo Leite O Projeto de Lei nº 514/2023, de autoria do deputado estadual Guilherme Pasin (Progressistas), foi aprovado nesta terça-feira, 1º de abril, na Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A proposta, que agora segue para sanção do governador Eduardo Leite, tem como objetivo instituir o vinho e o espumante como produtos símbolo do estado, reforçando a importância do setor vitivinícola tanto para a economia quanto para a cultura gaúcha. Pasin ressalta que a aprovação da lei que valoriza os produtores locais e reforça a identidade cultural do Rio Grande do Sul. “Vinhos e espumantes são parte essencial da nossa identidade cultural. Eles refletem a história da imigração italiana e a dedicação do povo, que, com mãos calejadas, mantém viva a tradição de um setor que é símbolo de trabalho árduo e paixão. A cultura do vinho está espalhada por todos os cantos de nosso estado. Esta aprovação é um reconhecimento merecido de um legado que atravessa gerações. Como gaúcho e defensor desta causa, vejo nesta lei um passo fundamental para valorizar ainda mais o que é produzido com tanto empenho e que coloca o Rio Grande do Sul no palco mundial da vitivinicultura”, afirma. Rio Grande do Sul mantém a liderança na produção nacional Com cerca de 90% da produção vitivinícola do Brasil e mais de 80% das exportações de vinhos e espumantes, o Rio Grande do Sul se destaca como o principal produtor nacional, com reconhecimento internacional pela qualidade de seus produtos. Diversas regiões do estado, como a Serra Gaúcha, a Campanha Gaúcha e os Campos de Cima da Serra, formam um terroir único, propício à produção de vinhos e espumantes com características inconfundíveis, sendo esse um dos pilares que tornam os produtos gaúchos sinônimo de excelência. Com a nova lei, a expectativa é que o setor seja ainda mais fortalecido, ampliando a visibilidade dos produtos gaúchos e atraindo turistas para as regiões produtoras. Foto: SebraeRS / Internet/ Reprodução

Projeto de Lei que torna o vinho e espumante como produtos símbolos do RS é aprovado Read More »

Deputado Pasin defende implantação do sistema antigranizo na proteção da uva e outras culturas no RS

Na segunda-feira, 31 de março, o deputado estadual Guilherme Pasin (Progressistas) participou de uma reunião na Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul (Sema), em Porto Alegre, para discutir a implementação do Sistema Antigranizo com Geradores de Solo. A tecnologia, já adotada com sucesso em Santa Catarina, tem como objetivo proteger lavouras e infraestrutura urbana dos danos causados pelo granizo. Pasin, presidente da Frente Parlamentar da Serra Gaúcha na Assembleia Legislativa, acompanha de perto a viabilidade do uso dessa tecnologia no Rio Grande do Sul, especialmente para a proteção de culturas frutícolas, como a produção de uva. Também participaram da reunião, Renato Chagas, Diretor-Presidente da Fepam, técnicos Gabriel Ritter, Fabiani Vitt e Gianfranco Aliti, além do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua, Ricardo Pagno, do secretário-adjunto da Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema-RS), Marcelo Camardelli Rosa e o presidente do Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS), Luciano Rebelatto. Durante o encontro, foi discutida a tecnologia utilizada no processo em execução, que já havia sido acompanhada pela comunidade serrana durante visita técnica em Santa Catarina. Um dos principais pontos abordados foi a avaliação da Sema e da Fepam sobre a tecnologia empregada e seus benefícios para as culturas frutícolas. O Sistema Antigranizo, que já demonstra resultados positivos em diversos países, assim como no estado de Santa Catarina há mais de 30 anos, pode beneficiar a agricultura gaúcha ao reduzir prejuízos e aumentar a produtividade. “Este sistema tem se mostrado eficaz em diversas regiões, e acredito que sua implementação no Rio Grande do Sul será um marco para a agricultura do estado, protegendo nossas lavouras contra os danos causados pelo granizo. É uma defesa importante para o setor da uva, para nossos agricultores e para a fruticultura como um todo”, destaca Pasin. O encontro também discutiu as etapas regulatórias e a expansão do projeto para outras áreas do estado. Conforme o deputado Pasin, novos documentos deverão ser enviados à Sema-RS para dar continuidade aos estudos de implementação da tecnologia.

Deputado Pasin defende implantação do sistema antigranizo na proteção da uva e outras culturas no RS Read More »

Deputado Guilherme Pasin se manifesta contra as alterações nas regras da cidadania italiana

O deputado estadual Guilherme Pasin (Progressistas) manifestou, nesta segunda-feira, 31, sua contrariedade às recentes mudanças anunciadas pelo governo italiano, que alteram as regras para o reconhecimento da cidadania italiana. Desde o dia 28 de março de 2025, o novo decreto-lei restringe o direito à cidadania, basicamente, a filhos e netos de cidadãos nascidos na Itália. Pasin considera a medida um desrespeito aos mais de quatro milhões de descendentes de italianos no Rio Grande do Sul que representam, direta ou indiretamente, aproximadamente 40% da população do estado. Atualmente, cerca de 100 mil gaúchos aguardam o documento de cidadão italiano. “Essa decisão não só desconsidera a história dos ítalo-gaúchos, mas também põe em risco um direito que sempre foi assegurado a nós por laços de sangue, desde o nosso nascimento. A cidadania italiana vai além de um simples documento; ela representa um vínculo profundo com a nossa ancestralidade”, afirma o deputado, que também é presidente da Frente Parlamentar Brasil-Itália na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O parlamentar considera ainda que o decreto-lei é inconstitucional e prejudicial aos direitos de centenas de milhares de brasileiros que buscam o reconhecimento legítimo de sua herança italiana. “Estamos analisando todas as medidas adotadas e buscando alternativas para que esta mudança seja revista, pois ela afeta milhões de descendentes de italianos”, pontua. Entre os pontos defendidos pelo deputado está a garantia de que os processos cadastrados até 27 de março deste ano sejam concluídos de acordo com a legislação anterior, sem prejudicar os solicitantes com as mudanças nas regras. Ele também reforça a importância de manter o princípio do jus sanguinis, sem limitações arbitrárias. “Não podemos aceitar que um decreto-lei inconstitucional prejudique tantos ítalo-gaúchos e italianos nascidos fora da Itália. A Frente Parlamentar Brasil-Itália está comprometida em lutar para garantir que todos os descendentes de italianos possam concluir seus processos de cidadania de maneira justa e conforme os direitos historicamente garantidos”, conclui Pasin. Frente Parlamentar Brasil-Itália no RS lança abaixo assinado Em resposta às recentes mudanças nas regras de cidadania italiana, a Frente Parlamentar Brasil-Itália no RS lançou um abaixo-assinado para mobilizar apoio à causa dos descendentes de italianos no Rio Grande do Sul. Todos os interessados em apoiar esta causa podem assinar o documento, contribuindo para fortalecer o movimento e assegurar que as mudanças não prejudiquem milhares de pessoas que aguardam o reconhecimento da sua cidadania. Para assinar, basta clicar neste link: https://forms.gle/FLsuxH6L8SEujL1bA Manifesto da Frente Parlamentar Brasil-Itália no RS, contra as mudanças na Lei de Cidadania Italiana Nós, os descendentes de italianos no Rio Grande do Sul, por meio deste manifesto, expressamos nossa profunda inconformidade com a recente medida anunciada pelo ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, que altera as normas do reconhecimento da cidadania italiana jus sanguinis (direito de sangue). A partir de 28 de março de 2025, o novo texto limita o direito à cidadania italiana, basicamente, a filhos e netos de italianos nascidos na Itália. Esta medida representa grande desrespeito aos mais de quatro milhões de descendentes de italianos que vivem no Rio Grande do Sul, uma comunidade que corresponde, direta ou indiretamente, a cerca de 40% da população do estado. Para nós, não se trata apenas de um documento que comprova nossa cidadania, mas de um reconhecimento legítimo das nossas origens. Atualmente, cerca de 100 mil pessoas no Rio Grande do Sul aguardam os documentos de sua cidadania italiana. Não podemos permitir que essa história e esses laços sejam desconsiderados por meio de um decreto-lei que já nasce inconstitucional. Repudiamos qualquer tentativa de retirada de um direito garantido, desde o início de nossas vidas, apenas por sermos descendentes de italianos nascidos fora da Itália. Defendemos que as solicitações cadastradas até o dia 27 de março de 2025 devam continuar sob as normas da legislação anterior, permitindo que todos possam concluir seus trâmites de forma justa, conforme o previsto. Defendemos, ainda, a manutenção do reconhecimento jus sanguinis. Não será o presente decreto, que atropela os preceitos constitucionais vigentes, que impedirá, a nós e aos nossos descendentes, de sermos ITALIANOS!

Deputado Guilherme Pasin se manifesta contra as alterações nas regras da cidadania italiana Read More »

Rolar para cima