julho 2024

Audiência pública reúne técnicos, políticos e sociedade civil para falar sobre desassoreamento

Projeto de lei 145/2024, proposto pelo deputado estadual Guilherme Pasin (Progressistas), que cria a Política Estadual de Apoio e Fomento ao Desassoreamento, foi tema central da audiência pública da Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, realizada nesta segunda-feira (15), no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A finalidade é ampliar o debate sobre a iniciativa que tem o objetivo de minimizar os efeitos e danos causados por enchentes, inundações e alagamentos no território gaúcho. O projeto de desassoreamento — que é a retirada do material orgânico e inorgânico do leito dos rios, arroios, açudes, lagos, lagoas, lagunas e canais —, tramita na Assembleia Legislativa e foi apresentado aos presentes, para possíveis contribuições. Buscar soluções e iniciar um debate com o objetivo de construir os melhores argumentos, para que a população não volte a sofrer as consequências das enchentes, é o que defende o deputado estadual Guilherme Pasin. O parlamentar destaca que necessita da visão de todos para viabilizar o projeto. “O que nós defendemos, com esta política estadual de desassoreamento, é criar um embasamento legal, uma segurança jurídica, para a manutenção desses corpos hídricos de forma permanente, fazendo com que os entes públicos e a sociedade civil consigam organizar seu cronograma de ações”, afirma Pasin. A secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado, Marjorie Kauffmann, realizou a entrega formal de um relatório com apontamentos realizados pela pasta, em conjunto com a Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luís Roessler (Fepam). Segundo a gestora, o documento “busca trazer menos burocracias e mais certezas dessa possibilidade de desassoreamento e, principalmente, incluir os eventos climáticos extremos como o principal motivo de executarmos os desassoreamentos regulares nas calhas dos leitos dos rios”. O presidente da Associação Hidrovias do Rio Grande do Sul, Wilen Manteli, também reforça a urgência da pauta. Em especial, a dragagem que viabiliza a navegabilidade no estado. “A dragagem, nessas vias de navegação, precisam ser urgenciadas. O Rio Grande do Sul não pode parar. Já pouco utilizamos as hidrovias. Se olharmos, em termos de dragagem séria, temos um passivo de, no mínimo, 40 anos”, afirma Manteli. A audiência pública contou com a participação e contribuição de técnicos, parlamentares, representantes de entidades, sindicatos, órgãos governamentais, e dos poderes Executivos e Legislativos de diversos municípios atingidos pelas enchentes que assolaram o estado do Rio Grande do Sul. Foto: Lucas Braz

Audiência pública reúne técnicos, políticos e sociedade civil para falar sobre desassoreamento Read More »

Política Estadual de Desassoreamento será tema de audiência pública na segunda-feira

A proposta de criação de uma política estadual de desassoreamento no Rio Grande do Sul será tema principal de audiência pública a ser realizada na Assembleia Legislativa, no dia 15 de julho. A iniciativa de promover o evento é do deputado Guilherme Pasin (PP), e foi aprovada por unanimidade, na Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo. Pasin também é autor do projeto que cria a política de desassoreamento, e afirma que a audiência pública tem o objetivo de ampliar ao máximo o debate sobre a proposta. “Não tenho a pretensão de que o projeto seja aprovado exatamente como está. Penso que a contribuição de outros deputados, de técnicos e também da sociedade civil seja fundamental para qualificarmos a nossa proposta”, enfatiza o deputado. O PL 145/2024 – que está tramitando na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul – cria a Política Estadual de Apoio e Fomento ao Desassoreamento, visando prevenir e minimizar efeitos e danos causados por enchentes, inundações e alagamentos no território gaúcho. Na CCJ, a matéria terá como relator o deputado Cláudio Tatsch (PL). Conforme o texto, a implementação da política busca promover ações integradas de recuperação de áreas degradadas e a otimização do manejo sustentável dos corpos hídricos, da flora e do solo.

Política Estadual de Desassoreamento será tema de audiência pública na segunda-feira Read More »

Comissão Especial do Desenvolvimento Econômico dá primeiro passo

Nesta terça-feira (09), a Comissão Especial do Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa realizou sua primeira reunião oficial. A iniciativa, idealizada pelo deputado Guilherme Pasin (PP), tem como objetivo principal impulsionar a retomada econômica do estado, especialmente após as devastadoras cheias que assolaram diversas regiões em abril e maio deste ano. Durante a reunião, o deputado Delegado Zucco (REP) foi escolhido por unanimidade como vice-presidente da comissão, enquanto o deputado Rodrigo Lorenzoni (PL) assumirá o cargo de relator. O presidente da comissão, deputado Guilherme Pasin, ressaltou que a criação do grupo se torna ainda mais necessária após os eventos climáticos que impactaram fortemente a economia gaúcha. “A proposta foi protocolada em fevereiro, antes mesmo das cheias, mas teve seus objetivos potencializados pelas perdas de importantes setores econômicos do nosso estado. Agora, vamos concentrar esforços para reduzir ao máximo os impactos causados pelas cheias e criar o ambiente adequado para a retomada econômica no Rio Grande do Sul”, afirmou Pasin. Dentre as primeiras ações da comissão, estão previstas a revisão da legislação vigente e a busca por mecanismos que facilitem a retomada das atividades econômicas no estado. “Nossos primeiros desafios serão rever a legislação atual, buscar a discussão da Lei da Liberdade Econômica, aprovada na legislatura passada, e trazer a sociedade civil para debater como podemos tornar a legislação existente melhor, mais leve e menos burocrática na sua execução”, explicou Pasin. A comissão é composta por 12 deputados estaduais e tem um prazo de 120 dias para apresentar seu relatório final.

Comissão Especial do Desenvolvimento Econômico dá primeiro passo Read More »

Rolar para cima