agosto 2024

47ª Expointer recebe campanha em defesa do vinho gaúcho e contra a importação irregular

A defesa do vinho gaúcho e o combate à importação irregular foram temas centrais de uma ação durante a 47ª Expointer. A iniciativa, do deputado estadual Guilherme Pasin (Progressistas), buscou alertar os consumidores sobre como identificar vinhos fruto de descaminho, falsificados ou contrabandeados, além de incentivar a compra de produtos vinícolas gaúchos. A ação é resultado de um encontro prévio entre Pasin e o secretário de Agricultura, Clair Kuhn, para tratar da possível comercialização de vinhos irregulares em espaços permissionários da feira. Na oportunidade, foi destacada a necessidade de uma conscientização, tanto dos expositores quanto dos consumidores, sobre os perigos e impactos dessa prática ilegal. Neste ano, a feira adota o lema “Expointer da Reconstrução e da Retomada” e, nesse contexto, o deputado Pasin enfatiza a importância de proteger o produtor gaúcho. “Muitas vezes, o cidadão compra ‘gato por lebre’, achando que está fazendo uma coisa bonita, servindo um vinho de rótulo importado, e não se dá conta de que pode estar entrando pelo ralo, literalmente. Muitos desses produtos podem estar sendo importados de forma irregular, criando uma concorrência desleal ao produto gaúcho e, por vezes, fazendo mal para a própria saúde, tendo em vista a falsificação muito grande desses produtos”, alerta o parlamentar. No material distribuído no evento, é destacada a importância de verificar se o vinho possui um contrarrótulo em português e número de registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), elementos que garantem a autenticidade e segurança do produto.

47ª Expointer recebe campanha em defesa do vinho gaúcho e contra a importação irregular Read More »

Definidas audiências públicas sobre retomada econômica do RS

A reunião da comissão especial que busca debater alternativas para a reconstrução do estado do RS, por meio do desenvolvimento econômico, ocorreu na Assembleia Legislativa na tarde desta segunda-feira (19). O colegiado, presidido pelo deputado estadual Guilherme Pasin (Progressistas), aprovou por unanimidade cinco requerimentos de audiência pública. Elas vão ocorrer nos municípios de Porto Alegre; Passo Fundo; Bento Gonçalves; Caxias do Sul e São Borja, em formato híbrido. A intenção é dialogar com especialistas e sociedade civil, a fim de proporcionar à comunidade o debate em prol da reconstrução do estado. Pasin salienta que a comissão tem o propósito de identificar e propor soluções para os desafios enfrentados pelo setor econômico do RS. “Objetivamos projetos de lei alterando a legislação existente, sempre com o objetivo de termos um ambiente mais amigável para aqueles que queiram empreender no estado do Rio Grande do Sul”, afirma o parlamentar. O deputado Rodrigo Lorenzoni, relator da comissão, também sugeriu a realização das audiências em Santa Maria e no Litoral, com o objetivo de ampliar a discussão. O tema vai ser debatido no próximo encontro do colegiado. A comissão busca, já para a próxima semana, realizar uma reunião de trabalho com o Conselho de Desburocratização do Estado do Rio Grande do Sul, Bancos de Fomento e com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. No encontro desta segunda-feira, também estiveram presentes os deputados Delegado Zucco (vice-presidente da comissão); Adão Pretto Filho; Laura Sito; Leonel Radde; Delegada Nadine; Frederico Antunes; Eduardo Loureiro; e Luciano Silveira.

Definidas audiências públicas sobre retomada econômica do RS Read More »

Assembleia Legislativa deverá questionar Infraero sobre campanha publicitária que ataca a dignidade dos gaúchos

A Assembleia Legislativa deverá encaminhar um ofício à Infraero solicitando esclarecimentos sobre a veiculação da peça publicitária “PROJETO LIBERDADE NO AR – EPISÓDIO ‘LAVOURA’”, produzida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). A cobrança por uma atitude do Legislativo estadual partiu do deputado Guilherme Pasin, durante reunião de líderes de bancada, exigindo providências imediatas sobre o ocorrido. De acordo com o deputado, a campanha está sendo exibida em aeroportos como Congonhas e Guarulhos e apresenta uma visão distorcida da realidade do trabalho na safra de uva no Rio Grande do Sul, “manchando a imagem de milhares de famílias gaúchas”. Pasin destacou que a campanha, ao abordar um caso isolado de trabalho análogo à escravidão na colheita de uvas, generaliza a situação, atingindo a honra e a dignidade de todos os trabalhadores rurais do estado. “Esse material é um ataque frontal àqueles que dedicam seu suor ao desenvolvimento do Rio Grande do Sul”, afirmou o deputado. O parlamentar também mencionou vídeos de torcedores de times de futebol que zombaram da tragédia climática que atingiu o estado, reforçando a necessidade de o Rio Grande do Sul exigir respeito diante de tais ataques. Foto: Rodrigo Garcia / ALRS

Assembleia Legislativa deverá questionar Infraero sobre campanha publicitária que ataca a dignidade dos gaúchos Read More »

Rolar para cima